O protagonista é Blu (voz original de Jesse Eisenberg), uma ararinha azul macho capturada no Rio de Janeiro que vai direto do seu ninho para o frio de Minnesota, onde é adotada por Linda (Leslie Mann). A vida dos dois é autocentrada, com um tomando conta do outro para tudo, sem deixar espaços para a moça se envolver com outro ser humano, nem para a pequena ave sequer aprender a voar. Até a chegada de Tulio (Rodrigo Santoro), um estudioso amante das aves que viajou até os Estados Unidos atrás da última ararinha azul macho que se tem conhecimento. Sua missão é levar a ave de volta para o Brasil, para se acasalar com a fêmea Jade (Anne Hathaway) e assim perpetuar a espécie. O plano parece simples, mas uma história de aves raras (e caras) em um país corrupto como o nosso não pode acabar assim fácil, e em pouco tempo as duas últimas ararinhas azuis estão presas em uma gaiola numa favela, esperando o momento de serem contrabandeadas. (Omelete).
O filme expõe todas as caricaturas que possam existir do Rio de Janeiro, o trabalho gráfico é impecável, os traços dos personagens são muito bem feitos e não deixam a desejar a nenhum outro filme, mas quando se trata de conteúdo, a história do filme é extremamente superficial, leviana, sem traços de realidade, os personagens são falsos, não existem de fato, o filme é total entretenimento, não espere chegar para assistir uma abordagem politica e uma reflexão critica sobre o tráfico de animais silvestres no Brasil, na verdade o filme é muito mais, uma comédia romântica animada e com bichos, a exacerbação dos estereótipos é muito forte, esperava-se que, sendo o diretor Carlos Saldanha brasileiro, no mínimo o filme traria um retrato justo da nossa terra, não falo aqui de banalização da violência e da pobreza, mas sim de um povo mais real, verdadeiramente brasileiro, a impressão que é tomada por um expectador de fora do contexto, é de que no Brasil as pessoas saem na rua vestidas de Carmem Miranda e todas as crianças são cópias fieis do Pelé na infância. Ah e sem falar nos erros canalhas de fauna brasileira, flamingos? Não há um desses há quilômetros de distância!
O filme pode e deve ser visto, a final nosso patriotismo fala mais alto, e a torcida para que ele seja um sucesso é válida, agora não podemos esquecer que é uma animação caricatural, não há grandes relações com o nosso país e nem mesmo com o estado do Rio de Janeiro, que mesmo bem desenhado no filme, deixa a desejar em seu conteúdo, que sabemos nós, vai muito além de futebol, carnaval e bunda de mulata! Assista a este filme, curta o trabalho e não esqueça de comentar.
FICHA TÉCNICA
Direção: Carlos Saldanha
Elenco: Jesse Eisenberg, Anne Hathaway e Rodrigo Santoro
Duração: 2 horas e 36 minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário